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A Rythmonutrition®: ganhar saude ao ritmo de nosso corpo

Nas nossas sociedades ocidentais, estamos expostos a uma superabundância de alimentos muito ricos em calorias e a uma industrialização da alimentação, o que acarreta um empobrecimento em proteínas, minerais, vitaminas e outros elementos indispensáveis para o organismo.

Dada esta situação, torna-se urgente restabelecer um bom equilíbrio nutricional. Para isso, os Laboratórios YSONUT, a partir do seu Departamento de Investigação e Desenvolvimento e em colaboração com Universidades de reconhecido prestígio internacional, criou em 2007um novo conceito nutricional de grande rigor científico: a Ritmonutrição.

Definição:

A Ritmonutrição consiste em aplicar, no campo da nutrição, os conhecimentos da cronobiologia, ramo da biologia que estuda os ritmos segundos os quais funcionam os seres vivos.

Esta noção de uma grande simplicidade tem implicações de grande alcance.

A CRONOBIOLOGIA

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Como referimos, a cronobiologia é a ciência que estuda o funcionamento dos ritmos biológicos a que estão submetidos todos os seres vivos.

Estes ritmos são controlados pelos denominados “relógios biológicos” que temos, por exemplo, no córtex cerebral e que modulam o nosso metabolismo, influenciando os diversos sistemas que compõem o nosso organismo (neurológico, psicológico, hormonal e energético).

No homem, estes relógios biológicos estão orientados segundo as 24h do dia (ritmo circadiano) e são reajustados diariamente pelos sincronizadores externos (alteração dia / noite ou trabalho / repouso, vida social, …).

É importante entender que todos os processos do nosso organismo são determinados por estes relógios biológicos. Por exemplo, a produção dos neuromediadores (que regulam coisas tão importantes como a nossa energia mental ou o nosso sono) e das hormonas como a insulina (que permite prevenir a diabetes) são submetidos a oscilações regulares ao longo do dia.

Ainda que possa surpreender, as nossas células têm noção do momento do dia em que nos encontramos. A sua actividade diária tem duas fases:

  • Das 5h às 17h: geram energia necessária para as múltiplas actividades que nos ocupam durante o dia.
  • Das 17h às 5h: dedicam-se principalmente à reparação e à regeneração para estarem prontas para o dia seguinte.

Que relação existe entre os conceitos de cronobiologia e nutrição?

A CRONOBIOLOGIA NUTRICIONAL

A cronobiologia nutricional consiste em retirar, de todos estes dados sobre os ritmos que dirigem o funcionamento do nosso organismo, pautas de nutrição:

  • Há que ingerir os alimentos no momento de máxima eficácia segundo os ritmos diários.
  • Há que respeitar o ritmo de 4 refeições diárias com horários fixos para evitar os transtornos do comportamento alimentar (sensação de fome, petiscar, adições, etc.)
  • Há que prestar atenção às interacções alimentares para optimizar a absorção dos nutrientes que ingerimos (ferro e cálcio, ferro e vitamina C, etc.)

O exemplo dos ácidos gordos é muito claro:

  • Os ácidos gordos saturados devem ser ingeridos pela manhã para cobrir as necessidades energéticas do dia.
  • Os ácidos gordos polinsaturados Ómega 3 à noite, pelo seu papel na reconstrução das membranas celulares.

INTERESSE DOS NEUROMEDIADORES NA NUTRIÇÃO

Falámos antes dos neuromediadores. Que papel têm na nutrição?

Como já referimos anteriormente, os neuromediadores (como a dopamina, a noradrenalina, a serotonina ou a melatonina), têm um papel essencial na regulação de muitos parâmetros do nosso organismo como o humor, o bem-estar, os comportamentos alimentares, o sono, etc.

Estes transmissores químicos requerem a participação de precursores: o triptofano e a tirosina (que permitem sintetizá-los) e obedecem a um ritmo biológico preciso:

  • De manhã e ao meio-dia é necessária a acção da tirosina, que permite a síntese da dopamina e da noradrenalina. Estas duas catecolaminas favorecem a activação física e intelectual, uma boa motivação, assim como uma capacidade de reacção face ao stress recorrente.
  • À tarde e à noite, é necessária a acção do triptofano, que por sua vez permite a síntese de serotonina e melatonina. Estas duas indolaminas favorecem a serenidade, o relaxamento, a tolerância às frustrações, a diminuição das tendências compulsivas, a preparação para o sono, etc.

Os Laboratórios YSONUT criaram uma série de suplementos nutricionais que estimulam os precursores necessários para a produção destes neuromediadores e que, tomados em conjunto com uma dieta proteica, optimizam a eficácia da mesma:

  • DYNOVANCE fornece tirosina para a produção de catecolaminas pela manhã.
  • SEROVANCE fornece triptofano para a produção de indolaminas pela tarde.

RYTHMONUTRITION®, DIETA PROTÉIFINE® y SUPLEMENTAÇÃO MICRONUTRICIONAL

A dieta proteica Protéifine® consiste basicamente numa redução drástica dos glúcidos e dos lípidos ingeridos, sem deixar por isso de garantir um aporte adequado de proteínas, para evitar assim a degradação da massa magra (pele, músculos, ossos).

Movidos pela sua vocação de Investigação e Desenvolvimento, os Laboratórios YSONUT aperfeiçoaram esta dieta proteica segundo os preceitos da cronobiologia. Concretamente, a nova fórmula RYTHMONUTRITION Protéifine® apresenta as seguintes melhorias:

  • Adaptação dos ritmos de ingestão e das etapas da dieta Protéifine® aos ritmos biológicos.
  • Integração de suplementos micronutricionais, indispensáveis para o bom equilíbrio do organismo segundos os ritmos biológicos (vitaminas e cálcio pela manhã, ferro à tarde, Ómega 3 à noite, …)
  • Prescrição de neuromediadores desde as primeiras fases da dieta (utilização do Dynovance® e Sérovance®, ricos em precursores dos neuromediadores), o que permite evitar as frustrações e as compulsões por comida tão frequentes na reeducação alimentar.

Graças à sua integração nos diferentes produtos dos Laboratórios YSONUT, a Ritmonutrición® ajudá-lo(a)-á a:

  • Ressincronizar os seus ritmos biológicos perturbados (alimentação desequilibrada, stress, crescimento, desporto, envelhecimento, patologias diversas, jet lag, trabalho sedentário,…)
  • Facilitar a continuação do regime.
  • Favorecer a manutenção do peso a longo prazo.
  • E reencontrar uma boa harmonia física e psíquica.